curiosidade

Arara Azul (*) espécie ameaçada
Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinus
Quanto mede: chega a medir 1 metro de comprimento
Onde vive: Pantanal
Filhotes: 2 ovos - incubação 28 dias
A arara azul grande se destaca pela sua beleza e por ser o maior dos psitacídeos (papagaios, periquitos, araras, maritacas, etc) existentes.No verde que caracteriza a paisagem pantaneira, a arara azul se destaca por voar em pares ou em grupo de até 60 indivíduos.No final da tarde, elas se reúnem em locais chamados "dormitórios", que funcionam como "centros de troca de informação".As araras-azuis nascem frágeis e somente com três meses de vida se aventuram em seus primeiros vôos. Apenas com sete anos de idade a arara azul começará sua própria família. Em média, a fêmea terá dois Filhotes e passará a maior parte do tempo no ninho, cuidando da incubação dos ovos que têm o tamanho de um ovo de galinha. O macho se responsabilizará por alimentá-la. A dieta da arara azul é bastante energética. A espécie se alimenta das castanhas retiradas de cocos de duas espécies de palmeira: acuri e bocaiúva

 

 

 

 

 

 

Tópico: Cientistas da NASA descobrem uma estrela devorando um planeta.

 

Pela primeira vez conseguiram captar uma estrela devorando um planeta. Já era conhecido que as estrelas são capazes de engolir planetas que orbitam a seu redor, mas esta é a primeira vez que este tipo de evento é captado com clareza.

Ainda que o planeta que foi devorado em Auriga estava muito longe do Hubble para ser fotografado, os cientistas conseguiram criar uma imagem do fenômeno baseados na análise dos dados do telescópio.

Segundo os cientistas da NASA, que realizaram as observações do evento com o Espectrógrafo de Origens Cósmicas do Hubble, o planeta que está sendo devorado, chamado Wasp-12b, é o corpo mais quente conhecido na Via Láctea.

E agora se converteu no planeta com a mais curta existência. O Wasp-12b, dizem os astrônomos, está muito próximo da estrela Wasp-12 que tem uma temperatura de 1.537 graus centígrados e pode percorrer sua órbita em 1,1 dias terrestres.

Devido às enormes forças gravitacionais o planeta parece mais uma bola de rúgbi que uma esfera. E ainda que seja 40% maior do que Júpiter, o Wasp-12b está perdendo massa a uma velocidade de 6 bilhões de toneladas por segundo.

Tal como explicam os cientistas, este efeito de intercâmbio de matéria entre dois objetos estelares é visto comumente nos sistemas de estrelas binárias, mas é a primeira vez que é visto de forma tão clara com um planeta

um modo  para ficar  integente

10. Coma peixe O QUÊ? O QUÊ? O QUÊ? O QUÊ?

Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas antes que você morda a isca saiba que estes estudos se basearam no que as pessoas lembravam sobra as suas dietas, uma tarefa que cheia a peixe. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.

9. Beba chá

A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

8. Sem pânico

Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em neandertais. Tente controlar a sua respiração.

7. Mais devagar

Não existe o fenômeno anunciado por aí chamado de “leitura dinâmica”. Ao menos se o seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Estudos mostram que os leitores rápidos vão muito pior quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. O estudante universitário comum alcança,cerca da metade disto.

6. Mantenha-se afiado

Pesquisadores italianos descobriram que pessoas que tem mais de 65 anos que andam cerca de 9 km por semana em passo moderado tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Os pesquisadores pensam que exercícios possam melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

5. Pratique

Pratique os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore.

4. Zzzzzz

Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado?Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Um breve cochilo pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos.

3. Jogue videogame clap clap

Todo mundo que implorou por um videogame agora vai conhecer o melhor argumento para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.

2. Exercícios

Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebros de adultos mais velhos. Em crianças o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.

1. Descubra

Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro, especialmente se você acredita que pode aprender novas coisas. É um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurônios.